no site
no site
nos resultados
PESQUISAR
eventos
< voltar

15 JUL 2018

3ª Hard Trail MonteJunto Verão - SkyMarathon MonteJunto

informações
percurso
regulamento
lista de inscritos
galeria de fotos
facebook
local do evento
localidade
tipologia
Serra de Montejunto, Cadaval
TL 36km, TM 26km, TC 16 Km, Mini Trail 10km
O TURRES TRAIL CLUBE com o apoio da Área Protegida da Serra da Montejunto e a Câmara Municipal do Cadaval e FCMP - Federação Caravanismo e Montanhismo Portugal, vai levar a efeito a 3ª Hard Trail Run Montejunto - SkyMarathon Montejunto, no dia 15 de julho de 2018.

O evento será composto por um Trail Longo com 36 km (2600m D+) de distância, por um Trail Médio com 26 km (2000m D+), por um Trail Curto com 16 km (1200m D+) e por um Mini Trail com 10 km (800m D+). As partidas e chegadas vão decorrer no Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, localizado na Quinta da Serra de Montejunto.

O TRAIL LONGO 36KM VAI SER EM SIMULTÂNEO COM O CAMPEONATO NACIONAL DE SKYMARATHON FCMP.



SECRETARIADO [Partida - Chegada]
LOCAL: Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem protegida da Serra de Montejunto
HORA: A partir das 13horas

Localizado na Quinta da Serra, em plena Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, é uma antiga Casa de Guardas Florestais, recuperada com o intuito de funcionar como Centro de Interpretação, tem patente ao público uma exposição permanente de interpretação ambiental, não descuidando os enquadramentos sobre geologia, clima, fauna, flora, património cultural e ocupação humana.

Encontra-se também equipado com ferramentas, que permitem uma maior interactividade com o visitante, em particular com os grupos escolares que aqui acorrem. O centro disponibiliza inúmera informação sobre o concelho e, em particular, sobre a Serra de Montejunto, nomeadamente sobre circuitos para serem praticados a pé, de bicicleta, ou mesmo a cavalo, funcionando como infraestrutura de apoio central na visitação da Serra de Montejunto e na divulgação do seu património.

   
ONDE DORMIR
A Câmara Municipal do Cadaval convida todos os participantes a pernoitar no Parque de Campismo Rural de MonteJunto.

Todos os atletas inscritos podem dormir no parque gratuitamente, oferta da Camâra Municipal do Cadaval.
 

SERRA DE MONTEJUNTO
A Serra de Montejunto foi classificada Área de Paisagem Protegida em Julho de 1999, e Sítio da Rede Natura 2000 (lista europeia de sítios de interesse para a conservação da natureza). A destacar-se na paisagem, entre Cadaval, Alcoentre, Alenquer e Vila Verde, ergue-se a serra de Montejunto, com 15km de extensão e 7 de largura, atingindo no ponto mais elevado 666 m, de onde se desfruta um vasto panorama.
A vegetação que reveste esta formação de natureza calcária é em parte constituída pelas plantas espontaneamente adaptadas às condições ecológicas que a mesma oferece, dominando a azinheira e o carrasco, além de algumas espécies botânicas que só ali se encontram.


A Serra de Montejunto é  o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos. Situa-se no norte do distrito de Lisboa, entre os concelhos do Cadaval, a norte, e Alenquer, a sul. Apenas 65 km a separam de Lisboa, distância que facilmente se percorre utilizando as auto-estradas A1, usando a saída de Aveiras de Cima, ou a A8, saídas de Campelos ou de Bombarral, em direcção ao Cadaval.

A Serra de Montejunto ocupa cerca de 4897 hectares dos concelhos de Alenquer e Cadaval e foi classificada em 1999 como Paisagem Protegida de âmbito regional, sendo que a sua gestão é partilhada entre os dois municípios e o ICNF. A criação da área protegida teve como objectivos principais conservar e valorizar a paisagem e o património natural, tendo como pressuposto o desenvolvimento sustentável e a promoção do turismo em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados. A serra de Montejunto ergue-se abruptamente entre o litoral e o vale do Tejo, demarca-se da paisagem envolvente, não só pela altitude que atinge mas também pelas características naturais que apresenta, destacando-se as comunidades vegetais dos habitats calcários, os tojais e tomilhais e os carvalhais de carvalho-cerquinho.

Encontra-se nesta serra uma grande diversidade florística, tendo sido já identificadas aproximadamente 400 espécies de plantas, o que constitui cerca de 15 % da flora de Portugal continental, existindo alguns endemismos nacionais com interesse do ponto de vista da conservação. Na Paisagem Protegida nidificam cerca de 75 espécies de aves, como a Águia-de-Bonelli, o Bufo-real e o Andorinhão-real, que são espécies consideradas raras a nível nacional. Este local é, igualmente, relevante para a conservação de morcegos cavernícolas, como o morcego-de-peluche.

Devido às suas características, a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto está na sua totalidade inserida na Rede Natura 2000, através da criação do Sítio “Serra de Montejunto”. Salienta-se, ainda, a importância do património histórico-cultural destacando-se a presença do primeiro convento dominicano em Portugal, datado do séc. XII, e da Real Fábrica do Gelo classificada como monumento nacional.




Todos os inscritos do Hard Trail Montejunto vão ter direito a um vale de desconto de 10 € na loja WWW.RUN.PT


 
 



 
informações
percurso
regulamento
lista de inscritos
galeria de fotos
facebook
local do evento