no site
no site
nos resultados
PESQUISAR
eventos
< voltar

17 NOV 2019

Atlantic Cliffs Trail

Regulamento de Prova
 

Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trails Serires®

 


 Condições de participação

O ACA-CTS® - Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® é um evento de trail-running organizado pelo consórsio Playurdreams, que decorre ao longo da linha de falésias do Guincho para Norte.

O ACA-CTS® é uma prova de trail curto (TC) de trajeto circular.

1.1. Idade mínima de participação nas diferentes provas

- As faixas etárias para participar no evento é de maiores ou iguais a 16 anos.

1.2. Compromisso do Participante ao Inscrever-se

Ao inscrever-se no ACA-CTS® cada um dos participantes concorda com o seguinte:
- declaro que li e compreendi o regulamento (disponível em www.atlanticcliffsadventure.com )
- Compreendo e aprovo as condições de participação que figuram no regulamento;
- Concordo em respeitar todos os itens do regulamento;
- Concordo em respeitar escrupulosamente e promover a ética;
- Declaro estar ciente das contra-indicações médicas que a presente prova posso despoletar, e consequentemente liberto a organização de qualquer responsabilidade por qualquer problema médico que possa surgir durante o evento devido a negligência da minha parte;
- Após estar inscrito, em momento algum irei contestar o regulamento.

1.3. Requisitos de Inscrição

- Efetuar corretamente a inscrição na plataforma indicada pela organização.

- Proceder ao pagamento da respetiva taxa de inscrição, sendo que o mesmo terá de ser efectuado com cartão de pagamento débito ou crédito.

 

1.4. Condições físicas

Os participantes devem:

- Estar conscientes da distância e das particularidades da prova em que vão participar e estarem suficientemente treinados para concluírem a mesma.

- Terem adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autossuficiência em montanha, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente em termos de alterações da condições climatéricas (noite, vento, frio, nevoeiro, chuva ou neve), assim como na capacidade de ser autónomo entre dois postos de abastecimento, não somente na alimentação mas também no vestuário e segurança.

- Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc.

- Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em se adaptar às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento.

1.5. Ajuda externa / Assistência pessoal

- Aos participantes nas provas do ACA-CTS® - Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® é estritamente proibida toda a restante ajuda externa, nomeadamente assistência profissional (treinador, médico, etc...).

- Não há assistência pessoal aos participantes das provas.

- É estritamente proibida toda e qualquer ajuda externa fora dos locais devidamente sinalizados.

1.6. Colocação do peitoral

- O peitoral deve estar permanentemente visível durante toda a prova, ou seja, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona do peito, abdómen ou da perna e não pode ser, por qualquer razão, fixado nas costas. O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou escondidos.

- Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo/abastecimento.

A não observância destas regras acarreta a penalização prevista no artigo 2.11.

1.7. Regras de conduta desportiva

- ACA-CTS®- Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® é um evento que promove e privilegia, acima de tudo, o fair-play.

- É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo mais próximo ou contatem a organização.

- A entidade organizadora reserva-se o direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através do seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento do evento. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado.

- As condutas antidesportivas serão sancionadas de acordo com o seu grau de gravidade, conforme o estipulado no artigo 2.11.


2. Prova

2.1. Apresentação das provas / Organização

- A PlayurDream empresa organizadora do evento ACA-CTS®- Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ®, que decorrerá a 17 de novembro de 2019 na Charneca (Cascais) será realizado de uma forma sustentável, tanto ao nível ambiental como social.

- A denominação ACA-CTS®- Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® é uma marca registada pertencente a entidade organizadora.

- A entidade organizadora reserva-se ao direito de ultrapassar o número limite de vagas para satisfazer os seus compromissos e convidados da organização e ainda para com os patrocinadores oficiais do evento.

- A entidade organizadora reserva-se ainda ao direito de reduzir o número de vagas por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no website oficial e redes sociais.

- O Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® terá um percurso circular de 12km de extensão, pelo concelho de Cascais. Este evento organizar-se numa variante competitiva de trail curto e uma de caminhada não competitiva.

- A partida da prova será dada às 09h00 do dia 17 de novembro, na união recreativa da Charneca percorrendo trilhos no PNSC ao longo da linha de costa até a Biscaia e regressa ao local da Partida.

- Por razões de força maior, os percursos e horários são suscetíveis de serem alterados.

2.2. Programa / Horário


2.4. Mapa/ Perfil altimétrico/ descrição percurso

- O percurso do Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® é maioritariamente composto por trilhos e estradões florestais não asfaltadas, e tem residualmente troços em passeios públicos e vias pavimentadas na Charneca, Figueira do Guincho e Biscaia. 

- O percurso utiliza vias públicas quer seja em estrada ou fora de estrada, atravessam sítios e vilas e utilizam acessos de serventias que passam por propriedades privadas. O percurso não estará, pois, fechado para as provas e nesse sentido os participantes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido nos percursos das provas.

- Haverá locais dos percursos em cujos caminhos poderão existir portões ou cancelas que os participantes terão de abrir e fechar. Sempre que um participante se depare com um portão ou cancela fechada deve deixá-la da forma que a encontrou, ou seja fechada.

- A organização sinalizará o percurso com fitas sinalizadoras (brancas e vermelhas) e com placas de sinalização vertical. É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. Os participantes, se deixarem de ver sinalização durante aproximadamente 200 metros, deverão voltar para trás até encontrar novamente a respetiva sinalização. O bom senso deverá imperar.

2.5. Tempo limite

- O Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® é um evento de etapa única, com tempo limite de execução de 3h30 minutos.

- A barreira horária é calculada para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.). Todos os postos de abastecimentos terão barreiras horárias, nomeadamente:

CP1- barreira horária de 1h30m (10:30am)

CP2- barreira horária de 2h30m (11:00am)

Meta- barreira horária de 3h30m (12:30pm)

- Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes devem sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, serão impedidos de prosseguir e, consequentemente, serão desclassificados.

- Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só pode fazê-lo entregando uma parte do peitoral, destacável para o efeito, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia.

- Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a organização reserva-se o direito de alterar as barreiras horárias.

2.6. Metodologia do controlo de tempos

- A zona de partida será delimitada com barreiras metálicas. Os participantes terão, obrigatoriamente, de entrar nesta área nos locais assinalados.

Nenhum participante pode entrar na zona de partida sem proceder à verificação da organização.

- Na zona de partida o relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. Os participantes que não estiverem presentes até 15 minutos após a partida ou que se apresentem para além deste período, serão impedidos de partir e, como tal, não serão classificados.

2.7. Postos de controlo

- Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização.

- Não controlar um ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante.

- Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. A sua posição, obviamente, não será comunicada pela organização.

- Os abandonos devem ser feitos única e exclusivamente nos postos de abastecimento. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de abastecimento, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contacto com a organização.

- O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante.

- A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo / abastecimento, sem aviso prévio. Em caso de condições climáticas fortemente adversas a partida pode ser atrasada no máximo duas horas, período após o qual, a prova é cancelada. Não haverá direito a reembolso.

- Durante a prova, em caso de mau tempo, e por razões de segurança, a organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.

2.8. Locais dos abastecimentos

- Os postos de abastecimento irão disponibilizar aos participantes água para ser consumida no local em recipiente a trazer pelo próprio atleta.

Salienta-se que a organização por questões ambientais não irá fornecer recipientes, apenas iremos fornecer a água.

Embora sejam disponibilizadas no local outras bebidas, somente será fornecida água para encher os depósitos dos participantes e outros recipientes.

- Haverá primeiros socorros posicionados em todos os postos de abastecimento. É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou contatem a organização.

- Os participantes devem acatar as decisões do pessoal médico especializado.

2.9. Material obrigatório/ verificações de material

- Aquando do check-in os participantes terão de apresentar o dorsal (fornecido pela organização) – a ser colocado no peito, abdómen ou perna do atleta e visível durante a totalidade do percurso

A organização recomenda os seguintes materiais:

- Telemóvel operacional para efetuar/receber chamadas

- Qualquer participante que inicie a competição com bastões, terá de transportá-los até à linha de chegada. É expressamente proibido ter acesso ou abandonar os bastões em qualquer parte do percurso.

- Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de confirmarem que está em perfeitas condições para a realização da prova.

 

2.10. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário

- Uma vez que não haverá cortes de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito em cidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

2.11. Penalizações / desclassificações

- A direção da prova e os chefes de controlo presentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova, e por isso estão autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações estabelecidas.

O diretor da prova, com base no seu próprio julgamento, tem o direito de desclassificar ou não permitir a permanência em prova dos participantes que, em qualquer momento se encontrem numa das seguintes situações:

* Problemas de saúde física ou mental.

* Abuso ou violação intencional deste regulamento.

* Comportamento antidesportivo.

* Ingestão excessiva de álcool.

* Participação na prova sob a influência de drogas alucinógenas.

* Expresse desdém grosseiro contra leis, religiões e costumes.

* Expresse desrespeito grosseiro pelo meio ambiente (incluindo o lançamento deliberado de embalagens de barras, géis ou outros materiais).

* Mostrar sinais de desprezo grosseiro contra os regulamentos de trânsito.

2.12. Responsabilidades perante o atleta / participante

- Os participantes inscritos no Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.

2.13. Seguro desportivo

- O organizador subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais durante a vigência do evento. Este seguro garante a cobertura mínima das suas responsabilidades, das dos seus colaboradores e participantes.

- Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contatar a organização, a qual providenciará o seu encaminhamento para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com o impresso de participação de sinistro com o respetivo número da apólice, carimbado e assinado pelo clube (tomador do seguro). Por vezes e, dada a urgência/gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro. Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.

- A participação de sinistro junto da seguradora deverá ocorrer até ao máximo de oito dias úteis à data do sinistro. Após esta data a seguradora reserva-se ao direito de não aceitar a referida participação.

- Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.

- Todas as despesas são pagas pelo sinistrado, sendo depois reembolsado pela seguradora de acordo com as coberturas do seguro, isto se, a participação de seguro for devidamente efetuada e aceite pela seguradora.

- A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.

- A organização não assumirá a Franquia do Seguro de Acidente Pessoais.

NOTA: As despesas cujos valores venham a exceder as coberturas acima indicadas, a diferença é única e exclusivamente suportada pelo sinistrado. A organização declina qualquer responsabilidade nesta matéria.

3. Inscrições

3.1. Processo inscrição (pagina web, pagamento)

- As inscrições só serão aceites se forem efectuadas através do  site do evento  , num formulário  existente para o efeito e efectivadas com o devido pagamento , questões sobre as inscrições em  turrecrono@gmail.com

 

Para  mais informações:

Email   atlantic.cliffs.adventure@gmail.com

 

3.2. Valores e períodos de inscrição

- O período de inscrições decorrerá entre 20/09/2019 e 12/11/2019 (caso não estejam esgotadas).

- As taxas de inscrição são as seguintes:

PROVA

VALOR

Trail curto K12

5€

CAMINHADA K12

5€

 

3.3. Alteração de prova e Cancelamento de inscrição

- Não serão aceites quaisquer pedidos por telefone.

- A organização não procederá ao “congelamento” de inscrições para edições futuras.

3.3.1 - Condições de Alteração de Prova

- Após o dia 10/11/2019 não são permitidas alterações de prova.

- É permitida a alteração de inscrição de prova, sempre que houver disponibilidade de lugares. 

- Caso a alteração seja para uma prova com valor de taxa de inscrição superior, haverá lugar ao pagamento do diferencial, nos valores em vigor à data da alteração, acrescido do valor da taxa administrativa. Se for para uma prova com valor de taxa de inscrição inferior, não haverá lugar à devolução do diferencial, no entanto terá sempre de pagar a taxa administrativa.

3.3.2 - Cancelamento de Inscrição

O participante pode a qualquer momento solicitar o cancelamento da sua inscrição, contudo não terá direito a reembolso.

- Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até à data limite das inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.

3.4. Material incluído com a inscrição

- Peitoral personalizado e numerado

- Guia de prova - Um guia da prova será disponibilizado em suporte de digital. O guia inclui informações práticas, tais como: percurso, desnível, barreiras horárias, postos de controlo e abastecimento, etc.

 

3.5. Secretariado da prova (Check-In) / Horários e locais

3.5.1 – O Secretariado da prova funcionará no dia da Prova (17/11/2019) na União Recreativa da Charneca das 07:30am às 08:45am.

 
3.5.2 – Documentos/Material a apresentar no check-in

- Para o Check-In os participantes devem apresentar os seguintes documentos/material:

- Documento de Identificação utilizado na inscrição.

3.5.3 – Levantamento do kit de participante por terceiros

- No caso do participante não poder participar na prova e sem ter cancelado a inscrição, este poderá autorizar um terceiro a levantar o kit de participação, desde que entregue cópia do documento de identificação utilizado na inscrição.

3.6. Serviços disponibilizados

3.6.1 – Serviços incluídos na inscrição

- Abastecimento de sólidos e líquidos, enquanto em competição, nos postos assinalados.

- Assistência médica, nos postos de abastecimento e na chegada.

- Duche.

 

4. Categorias e Prémios

4.1. Definição da data, local e hora da entrega dos prémios

- A entrega de prémios terá lugar no domingo, dia 17 de Novembro às 11h00, na União recreativa da Charneca.

Classificações e Prémios:

- A Classificação do Trail curto (CT-k12) será atribuída pela ordem de chegada à meta.

As competições destinam-se a todos os atletas, federados ou não, em representação

individual ou colectiva (Clubes, Escolas, Associações desportivas, etc.), depois de

devidamente inscritos, no âmbito da corrida para todos, tendo os seguintes escalões:

 

 

MASCULINOS:

 

− Sub 23 - 18/22 anos 

− Seniores - 23/39 anos

− M 40 (40 a 49 anos)

− M 50 (50 a 59 anos)

− M 60 (60 ou mais)

 

 

 

 

FEMININOS:

 

− Sub 23 - 18/22 anos

− Seniores - 23/39 anos

− F 40 (40 a 49 anos)

− F 50 (50 a 59 anos)

− F 60 (60 ou mais)

 

 

- O apuramento da classificação por equipas será efetuado com base nas três melhores classificações dos respetivos atletas.

- Não haverá prémios monetários.

- É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios.

- Para cada prova haverá uma classificação individual feminina e masculina à geral, por escalão e coletiva, da seguinte forma:

Trail Curto (TC-k12)

Masculinos

Femininos

Geral

Troféu aos três primeiros

Troféus aos três primeiros

Equipas

Troféu às 3 primeiras equipas


4.2. Definição de equipas:

Para obter classificação coletiva, as equipas terão de ser formadas por 3 elementos (independentemente do género, podendo ser masculinos, femininos ou misto).

 

4.3. Prazo para reclamação de classificações

- Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao diretor da prova. Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, n.º do peitoral e motivos alegados. As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, 30 minutos após a sua publicação.

- O Júri, que analisará a reclamação, é composto pelo diretor da prova, que preside, pelo presidente ou vice-presidente do clube organizador. A lista das pessoas que compõem o Júri será afixada no secretariado antes do início da prova.

- O Júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.

- Os participantes têm ainda um prazo de uma semana para a apresentação de reclamações de classificações.

5.  Direitos de Imagem e Publicidade

- O participante renúncia do seu direito de imagem durante o decorrer do evento, e renúncia também do direito de reclamar do uso da sua imagem quer pela organização quer pelos parceiros oficiais do evento. Somente a organização pode passar este direito de imagem aos Media via uma acreditação ou licença adaptada.

- Atlantic Cliff´s Adventure- Cascais Trail Series ® é uma marca registada. A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem ACA-CTS® e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes publicitários produzidos para publicação têm de obter a prévia autorização da organização.

- Haverá acreditação de jornalistas, fotógrafos e audiovisuais, que lhes concede acesso a locais restritos.

- É obrigatório o uso do material publicitário fornecido pela organização, (peitoral, autocolantes, etc.). Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário será alvo de penalização.

7. Proteção de Dados

- Os dados dos participantes indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos de processamento no evento nomeadamente, seguradora, lista de inscritos, notícias e classificação. Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para turrescrono@gmail.com

8. Informações

Notas e alterações

Modificações

Estas regras podem ser editadas, alteradas ou melhoradas a qualquer momento pela entidade organizadora, sem aviso prévio até ao dia 14 de novembro de 2019. Cada vez que o presente regulamento seja modificado, será indicado na linha reservada à versão do documento e respectiva data de atualização, conforme ex: (Regulamento (ACA01-14.11.2019)

Outros

O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

 O cargo de direção técnica de prova e presidente do júri será do experiente atleta de trail running e organizador de provas Vítor Capelas.